PASTORAL

O QUE PODE LHE DAR ESPERANÇA?

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança… (Lm 3.21).

Eu tenho dito aos irmãos que não tenho uma boa memória. Não tenho o privilégio de ser dotado de uma memória robusta. Pelo contrário, ela é limitada. Para me ajudar um pouco, não vivo sem as minhas anotações. Até mesmo as simples tarefas, como lembrar o que minha esposa, Ingryd, me pede para comprar no mercado, eu anoto e, ainda assim, consigo esquecer. No entanto, Não quero jamais me esquecer do amor e da graça me alcançaram em Cristo Jesus.

Neste texto de Lamentações 3.21, as palavras de Jeremias são consoladoras. Ele expressou um compromisso de jamais esquecer as dores, angústias e sofrimentos que o povo de Judá enfrentou durante a devastação causada pelos babilônicos (vv. 19-20). De fato, foi o fundo do poço para o povo de Deus. Essa experiência deixou cicatriz na alma. Contudo, o profeta não queria apenas se lembrar do sofrimento, mas também do que lhe podia trazer esperança.

Em uma análise mais profunda das palavras de Jeremias, conforme encontramos na língua hebraica, percebemos que a palavra hebraica traduzida como “trazer à memória” tem o sentido de “mudar” ou “retornar”. Da mesma forma, a palavra “memória” pode ser entendida como “coração”. Portanto, podemos compreender essa passagem como: “a esperança retorna quando eu coloco no coração … as misericórdias do SENHOR”.

Que verdade gloriosa! Nossa esperança é renovada quando nos lembramos de que o amor de Deus é infinito e eterno. O pacto do amor de Deus é inesgotável, uma fonte de misericórdia, graça, bondade e benevolência. A cada dia, somos convidados a nos banhar nas profundezas desse amor divino, encontrando nele a força e a esperança para enfrentar cada desafio que a vida nos apresenta. Se buscarmos esse amor inefável durante cada hora de cada dia, ao longo de todos os 365 dias do ano, isso ainda representará apenas uma gota no vasto oceano do amor de Deus!

Traga à sua memória o amor de Deus! Que o seu coração seja inundado com a benevolência de Deus! Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (Sl 42.5).

Rev. Jessé Vinícius